As faces do medo
Há um conjunto de situações negativas super valorizadas pelas pessoas que nos cercam, que podemos ou não integrar em nossa personalidade. Quanto mais importamos ideias negativas do mundo externo, mais nos tornamos dramáticos e medrosos.
Se tivermos a infelicidade de passarmos por um tiroteio, sentiremos um medo real e instintivamente vamos procurar abrigo, mesmo sem conhecer a dor física do tiro. Isto é precaução.
Se perdermos a chance de expor uma boa ideia em público, por medo do que vão pensar, este será um medo fundado num sistema de crenças negativas que registramos em nossa mente.
O primeiro só podemos abrandar com a proteção e o pensamento firme na positividade. O segundo, já que o criamos um dia, poderemos desfazê-lo com algum empenho.
Quando crescemos ouvindo frases limitantes - como: “Cuidado, você pode se dar mal...” - Temos a tendência a viver paralisando nossos sonhos e metas. Desde o impulso corajoso da criança pequena ao subir numa árvore até o profissional que precisa mostrar seu produto...
Então, o mecanismo precisa ser revertido; silenciar essa “voz” interior trágica e agir, mesmo com o aperto no peito, pois essa sensação tente a passar quando o registro negativo for apagado... o que só acontecerá enfrentando a situação.
O ideal seria termos aprendido, quando crianças, a não dar ouvidos às vozes que queriam nos limitar. Se aprendêssemos a nos defender da negatividade externa não ficaríamos paralisados diante de grandes desejos.
Às vezes o medo também aparece encobrindo um grande orgulho... o medo de falhar... Consciente ou não, a sensação é assim: “Se eu falhar vou mostrar que não sou tão perfeito como quero ser... é melhor fugir disso...” E esse medo é bem difícil de ser admitido e superado. Possivelmente será necessário o caminho profundo do autoconhecimento em busca de uma forma de ser mais autêntica, em que a aceitação de si mesmo cresça junto com a descoberta de novos recursos.
Com estas informações, fica um alerta para o adulto que cuida de crianças: Tenha muito cuidado com o que diz constantemente para uma pessoa que está começando a vida... ela pode estar plena de todos atributos que permitirão com que ela ouse, busque, abra caminhos, conquiste pequenos e grandes desejos... e você pode impedir uma trajetória saudável, passando os seus próprios medos e limitações, com a ilusão de estar protegendo. Lembre-se que você também um dia foi cuidado por alguém, que nem sempre conseguiu ajudá-lo a conectar-se e demonstrar toda a vitalidade e coragem que um dia possuiu. Mas você poderá fazer a grande diferença, agora, para alguém que ame.
Vera Estrella
Entre em contato pelo WhatsApp
e agende a sua sessão.
Vera Estrella
21 98891-8805