top of page
pexels-lil-artsy-2747689.jpg

Como se lembrar dos sonhos?

Você gostaria de começar a lembrar de seus sonhos para descobrir o que esse mensageiro noturno traz todas as noites para você? Sabemos que ampliar sonhos é um trabalho específico e para fazê-lo em profundidade é necessário o acompanhamento de um profissional que o auxilie nesta tarefa.

 

Mesmo assim, se você começar a reconhecer os símbolos que aparecem em sua mente, perceber as imagens que tendem a se repetir, as associações com os conteúdos que eles trazem, poderá se beneficiar com um trabalho de autodescoberta muito rico.

Siga esses passos

Quem valoriza os sonhos e pensa sobre eles costuma travar uma conversa com seu interior e perceber que as respostas às suas inquietações podem se desdobrar na sequência de suas noites. Os sonhos se comunicam através de símbolos, pois eles, os símbolos, fazem a ligação entre o inconsciente e a consciência.

 

Assim, nem sempre é fácil decifrar suas mensagens, mas com a prática existem possibilidades para começarmos a entender. Nós sonhamos várias vezes ao longo da noite, em intervalos cíclicos que costumam apresentar imagens do nosso cotidiano para representar emoções sobre as quais estamos precisando nos aprofundar. Se desconsiderarmos essas imagens e começarmos a seguir o dia, ou seja, entramos na extroversão que a consciência gera, é possível que nossa mente se acostume a não registrar nada na consciência desperta. Porém, a boa notícia é que isso pode, via de regra, se reverter. Então acompanhe as sugestões abaixo, comece a desenvolver a postura de respeito aos aspectos que ainda estão inconscientes em sua personalidade e experimente se redescobrir todos os dias, no decorrer do tempo, conforme se aprofunde no estudo de si mesmo.

 

1º) Mantenha o interesse por seus sonhos;
Pense neles ao longo do dia, procure lembrar-se de sonhos que marcara
m sua trajetória, sonhos que se repetiram, outros que trouxeram medo e até os que se realizaram, como os sonhos premonitórios costumam fazer.

 

2º) Reserve um local apropriado para registrar os sonhos;

Você pode até começar a anotar no celular, ou gravar um áudio ainda na cama, mas procure ter um caderno, fichário (meu preferido), algum local onde possa ter liberdade gráfica para escrever, desenhar, anotar percepções posteriores (como as sincronicidades).

 

3º) Desenvolva uma postura de curiosidade não só de dia;

Mas especialmente à noite, quando poderá cuidar de um adormecer com o pensamento voltado a eles. Você pode pensar sobre as questões que estão permeando seu dia, curioso para ver se alguma imagem virá nesse sentido, mas se conseguir meditar em relaxamento profundo, esvaziando a mente, se entregando ao sono com tranquilidade, a tendência é que os sonhos fiquem mais claros de manhã.

 

4º) Experimente pensar na possibilidade de que o momento atual é um sonho; isso auxilia sua atenção para a consciência onírica.
 

 

5º) Programe-se para um despertar suave.
Como os sonhos acontecem no inconsciente, quando você desperta ativando a consciência e com ela os movimentos corporais, é possível que a memória não passe para uma área de longo prazo, especialmente se logo começar a se distrair com as coisas do mundo externo. Lembre-se de que os sonhos são seus parceiros do inconsciente, então, somente quando dirigir a atenção "para o interior" terá um acesso mais fácil a eles.

 

6º) Se durante a madrugada você tiver um pequeno despertar e recordar um trecho do sonho, procure repassar na memória, ou até anotar uma frase ou palavra que seja, porque de manhã será mais fácil de lembrar.

 

7º) De manhã procure manter-se de olhos ainda fechados, se dando algum tempo para a memória onírica acontecer.
Faça aquele exercício mental de quando quereremos trazer algo para a lembrança. Costuma ajudar voltar para a posição corporal em que você estava dormindo, sem pressa, sem ansiedade.

8º) Valorize qualquer fragmento do sonho que aparecer para você.
Temos a tendência a minimizar achando que foi somente algo que vimos no dia anterior, mas saiba que aquilo foi a forma mais simples e direta de trazer uma emoção que corres
ponde ao fato, para a qual você precisa olhar, mesmo que você não compreenda. Então, ao lembrar-se, anote imediatamente. Qualquer ação depois de levantar-se da cama pode fazer a memória do sonho se perder.

 

9º) Experimente começar a contar seu sonho para alguém especial.
Alguém isento, que não o julgará, não dará palpites
nem irá tentar interpretar. É bom que seja uma pessoa que escute você com atenção, apenas.

 

10º) Caso demore a lembrar dos sonhos, não acredite que você não sonha.
Se continuar num exercício contínuo de dedicar-se ao seu interior, com o tempo poderá lembrar-se todos os dias. É possível que você queira desenvolver mais a percepção dos seus sonhos, então, sugiro que procure um profissional que irá ajudá-lo a ampliar os sonhos, abrindo as possibilidades e associações que são SUAS e não restringindo com interpretações fechadas que podem ser boas percepções dele, mas não correspondam às SUAS mensagens oníricas.

 

E para você saber, além do trabalho clínico analítico do consultório, baseado na psicoterapia de Carl Gustav Jung, onde mantenho meus estudos e trabalho profissional, também realizo sessões voltadas especificamente à sonhos.

Bons sonhos e autodescobertas!

Entre em contato pelo WhatsApp  
e agende a sua sessão.

Vera Estrella

21 98891-8805

bottom of page