top of page
pexels-anna-shvets-3746281.jpg

Pensamento, sentimento e atitude

Por mais que eu queira ocultar meus pensamentos eles se revelam até mesmo na energia que irradio, mas não necessariamente me representam. Posso ter pensamentos intrusivos, ser tomada por ideias negativas, mas se eu prestar atenção ao que sinto e desejo fazer com aqueles pensamentos, talvez consiga um diálogo entre os dois que expresse melhor a minha essência verdadeira.

 

A firmeza em pensar positivo, em ser otimista, em conseguir enxergar uma lição, um aprendizado e até uma oportunidade em cada fase da vida, isso é algo que devemos buscar sempre. Um exercício difícil, já que somos bombardeados de estímulos, mensagens, sensações, contatos, seduções, problemas mil que nos tiram da serenidade necessária.

 

Na vida urbana o pensamento parece estar ainda mais poluído do que as próprias  cidades.  Além dos conflitos internos, pessoais, morais, profissionais, familiares, ainda sofremos inúmeras agressões ambientais. Mas quem conseguir encontrar,  no meio do caos, uma forma de reorganização íntima para se tranquilizar e perceber a lição contida em cada experiência, poderá superar situações com mais sabedoria, tirando real proveito das provações pelas quais inevitavelmente passamos.

 

O estresse é uma das consequências de um pensamento excessivo focado no futuro, seja direcionado para o negativo ou até para o positivo, prejudica o organismo como um todo. O estado de ansiedade, depressão e tantas disfunções sérias que podem paralisar a fluidez da vida, muitas vezes sequer se percebe que tiveram origem na condução que se deu entre pensamento, sentimento e atitude.

 

Pensar positivo, sem utopias, é direcionar-se em busca de uma nova condição de vida, mais favorável e condizente com nossas necessidades. Porém, isso precisa estar conectado com as emoções e possibilidades do presente, do aqui e agora, e acima de tudo relacionado a um sentido profundo de nossa existência.

 

E como pensar positivo? Primeiramente eliminando culpas, ressentimentos e reminiscências do passado de nossa mente. Concentrar-se no que passou é no mínimo parar, congelar. O caminho precisa ser o do “hoje em diante”, pra frente e reto (com as devidas curvas). Pensar positivo é olhar para o presente, para o que eu tenho agora para fazer. É avaliar “o que eu posso fazer neste instante por mim ou por alguém”, porque o  passado já não controlo mais e o futuro pode apenas me sinalizar as metas a seguir e nunca  servir de “pré-ocupação”.

Para um pensamento mais positivo é fundamental acolher todo e qualquer sentimento que estiver nos visitando também, inclusive o medo, a raiva, o asco.  Acolher é perceber, incluir, identificar suas causas se possível, com a compreensão de que sentir e pensar qualquer coisa é normal, faz parte da condição humana, que temos a chance de escolher o que fazer com aquilo. E ampliamos essa chance quanto mais nós conseguimos fazer essa acolhida.

 

Escolher uma fala mais positiva também é bom porque a vibração de nossas palavras afetam o ambiente, assim como nossos pensamentos. Formamos um campo melhor ou pior com tudo o que irradiamos e essa sintonia pode alterar o curso do nosso dia.

Quem está com o pensamento congestionado desejando redirecionar sua qualidade de vida tem, neste instante de reflexão, a oportunidade de começar a encontrar algum caminho de harmonização; seja com técnicas de respiração, meditação, música, controle mental, vibração das palavras, ou o que encontrar em seu mundo pessoal que o faça sentir-se mais relaxado e positivo. O mais importante é estabelecer um bom diálogo entre pensamento, sentimento e suas atitudes. Boa prática! 

Vera Estrella 

Entre em contato pelo WhatsApp  
e agende a sua sessão.

Vera Estrella

21 98891-8805

bottom of page